KYOCERA é reconhecida na “A List 2025” do CDP por sua liderança em transparência e desempenho em relação às mudanças climáticas

18/02/2026

A KYOCERA Corporation, sob a liderança do presidente Sr. Hideo Tanimoto, foi reconhecida pela organização ambiental global sem fins lucrativos CDP por sua liderança em transparência e desempenho corporativo em relação às alterações climáticas, garantindo um lugar na conceituada “A List” do CDP. A inclusão da KYOCERA na “A List” de mudanças climáticas marca sua quarta vez, seguida pelas seleções em 2020, 2021 e 2023.

O CDP desempenha um papel crucial no incentivo e orientação das empresas para que priorizem a transparência ambiental e tomem medidas necessárias. Todos os anos, o CDP utiliza sua metodologia de pontuação independente para avaliar as divulgações e estratégias das empresas em uma escala de 8 pontos, desde o nível mais alto de liderança A e A-, até D e D-. Em 2025, o CDP pontuou cerca de 20.000 empresas em todo o mundo, com 877 empresas — representando os 4% melhores — selecionadas para a "A List".

O Grupo KYOCERA prioriza a resposta às mudanças climáticas juntamente com seus principais desafios comerciais, estabelecendo metas ambientais de longo prazo e implementando várias iniciativas concretas. Além disso, estamos ativamente envolvidos na conservação dos recursos hídricos e obtivemos uma classificação “A-” na categoria de segurança hídrica pelo CDP.

Continuaremos a trabalhar em prol da gestão sustentável como um grupo, visando o desenvolvimento sustentável e zelando tanto pela ecologia (o meio ambiente) quanto pela economia (eficiência econômica).

Metas e conquistas relacionadas às mudanças climáticas

O Grupo KYOCERA está focado em alcançar a neutralidade de carbono até o ano fiscal (FY) 2051. Obtivemos a certificação SBTi 1,5 ℃1 em 2022. No FY 2025, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) foram reduzidas em 14% em comparação com o FY 2020 para os Escopos 1 e 22. Incluindo o Escopo 33, as emissões reais foram reduzidas em 26%.

Além disso, no FY 2025, alcançamos antes do prazo nossa meta ambiental de longo prazo de aumentar a implementação de energia renovável em 20 vezes até o FY 2031 (em relação aos níveis do FY 2014). Em resposta, estabelecemos uma nova meta mais agressiva de aumentar nossa proporção de uso de eletricidade derivada de energia renovável para 60% ou mais até o FY 2031 (RE60).

1 Uma meta de redução de gases de efeito estufa baseada na ciência, consistente com a meta climática internacional de limitar o aquecimento global a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.
2 Escopo 1: Emissões diretas associadas ao uso de combustível. Escopo 2: Emissões indiretas associadas ao uso de eletricidade ou calor adquiridos externamente.
3 Escopo 3: Emissões indiretas que não sejam do Escopo 1 e 2 (inclui aquisição de matéria-prima, transporte, uso, descarte, deslocamento dos funcionários e viagens de negócios).

Medidas contra as mudanças climáticas

→ Governança/Avaliação

Com base na estrutura da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima, estamos avançando e fortalecendo sistematicamente nossa governança, avaliação de riscos e oportunidades por meio da análise de cenários e integração desses esforços à nossa estratégia de negócios.

→ Medidas de conservação de energia

Implementamos medidas de conservação de energia integradas com “melhorias na eficiência da produção” e “melhorias no rendimento” em nossos processos de produção, juntamente com a redução de perdas por meio da visualização de energia, introdução de equipamentos de alta eficiência e melhorias operacionais, e utilização de calor residual.

→ Implementação de energia renovável

Estamos instalando sistemas de geração de energia solar em edifícios e telhados de estacionamentos de nossas fábricas e escritórios, tanto no Japão quanto no exterior. Além disso, temos promovido o uso de eletricidade derivada de energia renovável por meio de um sistema de autoconsignação4, que envolve a construção de instalações de energia solar em locais externos, bem como por meio de Contratos de Compra de Energia5 baseados no fornecimento e demanda de eletricidade de energia renovável.

4 Um sistema para fornecer eletricidade gerada nas instalações da empresa ou em locais externos a outras instalações da empresa por meio de uma rede de transmissão e distribuição de energia de operadores de transmissão e distribuição.
5 Um contrato de compra de eletricidade firmado entre uma empresa de geração de energia e um consumidor específico.

→ Iniciativas da cadeia de suprimentos

Para reduzir as emissões na Categoria 1 (bens e serviços adquiridos), que representa a maior parte das emissões de Escopo 3, continuaremos buscando reduções adicionais por meio da diminuição das compras de materiais, com o aumento da produtividade e o fortalecimento da colaboração com nossos fornecedores.

Sobre o CDP

O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra o único sistema independente de divulgação de informações ambientais do mundo. Como fundador dos relatórios ambientais, o CDP tem parceria com líderes empresariais, financeiros, políticos e científicos, divulgando as informações necessárias para permitir decisões positivas para o planeta. Em 2025, 640 investidores com US$ 127 trilhões em ativos solicitaram ao CDP a coleta de dados sobre impactos, riscos e oportunidades ambientais.

Publicação original em inglês disponível em: global.kyocera.com


Voltar